quinta-feira, 10 de julho de 2008

Carta a uma filha (1)


Minha querida filha,

Parabéns por seu novo cargo. Significa que suas responsabilidades aumentaram, mas tudo indica que você, mais uma vez vai se superar. Aqui vão as dicas que você me pediu sobre marketing.

A primeira lição de Marketing que passo a você, filha, é que diferente do que muita gente ensina, marketing não tem segredos. É isso mesmo – não há pirotecnia, não há esquemas, não há truques e nem grandes lances de criatividade. Marketing é trabalho duro. E de preferência constante. Um dia atrás do outro.

As historinhas de uma vida glamorosa, do tipo noites adentro para terminar a sessão de fotos com lindas modelos é coisa inventada. E se fosse verdade, seria para pouquíssima gente. Quem demanda esse tipo de trabalho? E quantas vezes ao ano? Esqueça, portanto aquele sentimento bobo que nasce dentro de você quando se ouve a palavra ‘marketing’. Se prepare, pois é trabalho duro.

Como não tem segredos, o ideal é que se trabalhe pelo que realmente o marketing vale: o seu mercado. E nada mais justo e sensato do que iniciar pelos seus clientes. A grande lição que podemos aprender com as empresas pelo lado de seus erros e fracassos no marketing, é que elas não prestam atenção a seus clientes. Ou seja, sempre que erram, passam obrigatoriamente por esse gargalo: ouvir os clientes.

Então vamos praticar a coisa certa agora mesmo. Você tem essa responsabilidade a exercer a partir de agora: ouvir o que seus clientes têm a dizer sobre a sua empresa, seus produtos e seus serviços.

Essa lição tem dois desdobramentos chaves e bem claros. Primeiro que o mercado (aquele de onde a palavra em Inglês foi tirada) tem uma bandeira a tremular com um único dizer: necessidades. Apesar de genérico, o seu cliente está sempre disposto a trazer significado e descrever o que se quer dizer com isso.

Já o segundo ponto é um paradoxo, pois o mercado não tem boca. Na verdade até tem, só que não fica falando o tempo todo. Então como ouvir se eles não falam? Existe aí uma maneira espontânea e fácil. Você não vai precisar sair por aí perguntado. O mercado já responde sem falar. Ele adora se expressar através de ações práticas. Por isso que o mercado está sempre em movimento. Cabe a você ser uma grande observadora agora que deverá atuar com marketing também.

É por isso que o seu pai vira e mexe está visitando uma loja nova ou um shopping recém inaugurado. Sempre procurando conhecer onde os consumidores estão indo, e por que eles estão indo lá. O que estão fazendo e como estão fazendo. Ou mesmo acompanhando os sucessos, quer dos filmes, de músicas, e de artistas. Eu vou sempre e cada vez mais perto do povo.

Você se lembra daquele presidente que disse que preferia o cheiro do cavalo ao do povo? Bem, você era pequenina – mas faça o contrário, adore o cheiro do povo. Vá onde o povo está. Aquela gente que representa o seu mercado, o seu cliente.

Não quero lhe desanimar minha filha, logo nessa minha primeira carta. Mas o bom Marketing é trabalho duro. Quero que você se entusiasme e perceba onde realmente está a chave dessa nova atribuição. Não tem nada a ver com verbas, com campanhas ou com idéias mirabolantes. Vai para o básico, vai para o mercado e comece a aprender por aí.

Um comentário:

Alice disse...

Olá Volney !!... adorei o post..(só´pra variar ) aliás, fala a verdade, eu faço um bom marketing seu !!...rsrrssssss
....falando sério: trabalhei como gerente de marketing do grupo ATTA durante muitos anos e realmente, marketing não é glamour, não é propaganga ou mulher bonita tomando cerveja, marketing realmente é dia a dia, informação, comunicação, empenho, pesquisa e produtividade....Ufa !... mas é muito legal também !

Abraços pra vc