Quando
comecei a trabalhar em marketing direto (que até hoje alguns, erradamente,
confundem com mala direta) o que mais me encantou foi a possibilidade de medir
tudo: respostas, vendas, leads, custos, retorno sobre investimento, valor do
cliente, churn...
O marketing
direto foi mudando de nome com o tempo. Virou Database Marketing, CRM,
Marketing One-to-One até chegarmos no mundo digital, o paraíso de quem gosta de
métricas em marketing e comunicação.
Hoje recebi
uma mensagem da Veronique, parceira desde os tempos em que éramos marketeiros
diretos, e descobrimos que agora somos Growth Hackers.
O texto
dizia o seguinte: “Caso você não saiba o que é growth hacking ou processo
científico ainda, vou explicar com exemplos:
· Você
sabe exatamente quanto você está pagando por cada cliente que faz uma compra em
sua empresa?
· Você
sabe quanto exatamente cada cliente deixa de faturamento pro seu negócio dentro
de um ano?
· Você
sabe de quantos leads você precisa para fazer uma venda?
· Qual
é a taxa de retenção média de seus usuários dentro de um mês?
· Ou
qual foi a "safra" de clientes que mais deu resultado até hoje para
você?”
Não só
sempre soubemos essas respostas (e muitas outras) como sabemos até hoje como
melhorar cada um desses indicadores para aumentar vendas e lucros dos nossos
clientes.
O texto
ainda fala de processo científico (sim, sempre foi uma mistura de matemática,
dados, estatística, criatividade e, acima de tudo, o bom senso de saber fazer
as perguntas certas).
Também diz
que quem não domina esse processo está perdendo dinheiro e que não vai
sobreviver, coincidência ou não, eu já escrevo sobre isso há não pouco tempo.
O mundo
passou e passa continuamente por mudanças.
Uma coisa, porém, não muda, negócios
que não sabem medir seus resultados e planejar ações a partir deles,
continuarão a ser a praia dos shrink hackers.
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